Unidade Itupeva Unidade Jundiaí

Saiba tudo sobre a nova vacina contra a herpes zóster

A herpes zóster é uma doença causada pelo vírus Varicella-zoster, o mesmo que provoca a varicela/catapora. É caracterizada principalmente pelo aparecimento de lesões extremamente dolorosas na superfície da pele. Por conta da aparência delas, esse tipo de herpes também é popularmente conhecido como cobreiro. Recentemente, houve a liberação de uma nova vacina: a Shingrix. Saiba tudo sobre esse imunizante!

Conheça a vacina Shingrix

A vacina Shingrix foi desenvolvida pela indústria farmacêutica GSK e chegou ao Brasil em junho deste ano. Até então, a única imunização que tínhamos por aqui contra a doença era a Zostavax, que por ser fabricada com vírus vivos atenuados, não podia ser aplicada em indivíduos imunossuprimidos.

Já a Shingrix, por sua vez, também tem indicação para pessoas com deficiências no sistema imunológico, o que já é uma primeira vantagem em relação à sua antecessora. Além disso, sua eficácia na prevenção da doença ultrapassa a marca de 90% e se prolonga por mais de dez anos. 

O novo imunizante também se mostrou eficiente na prevenção de possíveis complicações da herpes zóster, como a neuralgia pós-herpética.

Quem pode tomar a Shingrix?

A vacina é recomendada para pessoas a partir dos 50 anos de idade. Aliás, elas são as mais suscetíveis a sofrerem com a doença. Com o envelhecimento, o sistema imunológico naturalmente enfraquece. Por isso, a maior parte dos casos de herpes zóster ocorre nesse grupo.

Além disso, ela também é indicada para quem tem mais de 18 anos e é imunossuprimido.

Mesmo quem já teve herpes zóster, se fizer parte desses públicos, pode receber a vacina. Só é necessário esperar pelo menos seis meses a partir da manifestação das lesões. 

Como é o esquema vacinal?

O esquema vacinal completo da vacina Shingrix é composto por duas doses, com intervalo de dois meses entre elas. 

A vacina traz efeitos colaterais?

Assim como qualquer outra imunização, essa também pode trazer alguns efeitos resultantes do processo de ativação do sistema imunológico. Os mais comuns são: dor, inchaço e vermelhidão no local de aplicação, febre moderada, calafrios e dores musculares. Em geral, a reação passa em cerca de dois a três dias.

Garanta a sua vacina Shingrix aqui na Immuni e proteja-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *