Unidade Itupeva Unidade Jundiaí

Mitos e verdades sobre a vacinação

A vacinação é um tema cercado de mitos e verdades. Inclusive, a existência de muita desinformação a esse respeito é uma das grandes responsáveis pela queda nas taxas de cobertura vacinal, gerando um cenário bastante preocupante. Hoje, vamos desvendar esses mitos e verdades mais comuns, para que você se sinta ainda mais seguro em relação à imunização.

Vacinas causam TEA: MITO

Propagou-se muito a ideia de que o Transtorno do Espectro Autista poderia ser causado pelas vacinas. No entanto, não há qualquer evidência que aponte para isso. O TEA é uma condição atípica do neurodesenvolvimento, com o qual a criança já nasce. Vacine seus filhos sem medo!

Vacinas podem causar efeitos colaterais: VERDADE

A vacina estimula o nosso sistema imunológico e, nesse processo, alguns efeitos indesejados podem surgir: febre, dor no local da aplicação, mal estar. Tudo isso é normal e passa espontaneamente. Mas se tiver qualquer dúvida ou algum sintoma mais intenso ou persistente, procure um médico.

Não preciso me vacinar contra doenças que não sejam letais: MITO

Todas as doenças que podem ser prevenidas pela vacinação têm o potencial de evoluir para quadros graves, especialmente quando contraídas por pessoas não vacinadas. Nenhuma doença deve ser subestimada.

Vacinas desenvolvidas de forma muito rápida não são testadas o suficiente: MITO

Toda vacina que chega a ser aplicada na população passou pelos testes necessários e por aprovação das entidades de saúde. 

Tomemos como exemplo o caso da vacina contra COVID-19: muitas pessoas desconfiaram porque acharam que ela ficou pronta rápido demais. Porém, diante de uma pandemia dessas proporções, cientistas do mundo inteiro focaram todos os seus esforços no desenvolvimento desse imunizante. Isso possibilitou a agilidade.

Pode tomar a mesma vacina duas vezes: VERDADE

Pessoas que perderam a carteirinha de vacinação e não sabem mais quais vacinas já tomaram ou não, podem receber imunizações repetidas. Recomenda-se buscar um local especializado para ser orientado.

Você tem dúvidas sobre a vacinação? Nossa equipe está à disposição: entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *