Estamos na época do ano ideal para receber a vacina contra a gripe: nos meses mais frios, os índices de doenças respiratórias aumentam, sendo a influenza uma das mais frequentes. A imunização reduz as chances de infecção pelo vírus e, quando ela ocorre, diminui a intensidade e gravidade dos sintomas. Mas o tema ainda é cercado de dúvidas e mitos, por isso, trouxemos hoje todos os esclarecimentos que você precisa saber?
Quem deve tomar a vacina contra a gripe?
Essa imunização é indicada para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade e que não tenham reações alérgicas aos seus componentes. Isso inclui bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Mulheres gestantes e puérperas e pessoas com comorbidades também devem receber a vacina.
Uma dúvida bastante comum é se pessoas com alergia ao ovo podem se vacinar. E a resposta é sim! Estudos comprovaram que reações alérgicas a esse alimento, mesmo quando têm alta gravidade, não contraindicam a vacinação.
Por que é preciso receber a vacina todo ano?
O vírus Influenza sofre muitas modificações de um ano para outro, processo responsável pelo surgimento de novas cepas. Por isso, a vacina também é atualizada anualmente para proteger as pessoas contra essas variantes mais recentes.
Quem recebeu a vacina em 2021, por exemplo, não estará protegido contra as novas cepas, como a Darwin do subtipo H3N2. É por isso que todos devem se imunizar uma vez ao ano.
A vacina contra a gripe tem mais de uma dose?
Esta é uma vacina de dose única, exceto para crianças de seis meses a 9 anos que nunca foram vacinadas. No caso delas, o esquema vacinal completo contempla duas doses, com intervalo de um mês.
Vacina da gripe provoca gripe?
Esse é outro mito que faz com que muitas pessoas deixem de se imunizar. A vacina contém o vírus inativo, por isso, ela não é capaz de provocar um quadro de gripe. O que acontece é que após receber a dose, quando o sistema imunológico começa a trabalhar, algumas pessoas podem ter um pouco de febre, dores musculares e outros sintomas que lembram a Influenza. Mas isso só ocorre com menos de 10% dos vacinados e, ainda assim, os sintomas duram cerca de dois dias, desaparecendo espontaneamente depois disso.
Qual a diferença da vacina aplicada na rede particular?
Enquanto a vacina da rede pública é trivalente, a da rede particular é quadrivalente, o que significa que ela protege contra uma cepa a mais. Além disso, você pode receber a sua dose quando quiser, sem precisar esperar a campanha chegar até o seu grupo.
Receba a sua vacina contra a gripe aqui na Immuni e encare este inverno com mais saúde e qualidade de vida!