Unidade Itupeva Unidade Jundiaí

Vacinação para grupos prioritários

Em grande parte das campanhas nacionais e internacionais de vacinação, existem grupos prioritários, que são imunizados antes do restante da população. Você sabe o porquê isso acontece? Hoje, vamos falar um pouco mais sobre a vacinação para grupos especiais.

Comorbidades

Um dos grupos prioritários para receber diversas imunizações é o das pessoas com comorbidades, que são doenças crônicas como: diabetes, hipertensão arterial, insuficiência renal, indivíduos transplantados, pacientes imunossuprimidos, portadores de doenças cardiovasculares e uma série de outros diagnósticos definidos pelo Ministério da Saúde.

Este grupo, além da prioridade em algumas vacinas, podem ter indicação de um calendário vacinal mais completo, ou com vacinas específicas.

Pessoas que possuem essas comorbidades têm mais chances de desenvolverem formas graves de algumas doenças, como aconteceu com a COVID-19, por exemplo. É por isso que elas têm prioridade para serem vacinadas.

Faixa-etária

Também é comum que as campanhas dêem prioridade a pessoas idosas. Com o envelhecimento, o sistema imunológico vai se fragilizando e passa a ter mais dificuldade para combater agentes invasores. É por isso que os mais velhos são mais suscetíveis a contraírem uma gripe, por exemplo, e a terem sintomas mais severos também.

Isso acontece também para o outro extremo de idade, que são as crianças abaixo dos 5 anos, devido ao sistema imune ainda estar em formação.

Grávidas e puérperas

A prioridade de vacinação para mulheres grávidas e puérperas se deve ao fato de que, nessa fase, elas também têm mais chances de desenvolverem complicações em relação a outras mulheres. Além disso, no caso das gestantes, essas complicações podem prejudicar o bebê ou, dependendo do caso, até levar a um aborto.

Quem pertence a esses grupos deve redobrar a atenção também com as vacinas que não entram nas campanhas nacionais. Pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, idosos e crianças também precisam se prevenir contra outras doenças, por esses mesmos motivos. E a menos que haja contraindicação específica, manter as vacinas em dia.
Entre em contato conosco e saiba qual é a unidade da Immuni mais próxima de você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *